sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tecnologia que promete internet 10x mais rápida quer substituir TCP/IP

O protocolo TCP/IP merece respeito, já que levou a internet nas costas desde sua criação até hoje. No entanto, cientistas das Universidade de Aalborg, do MIT e da Caltech desenvolvem uma maneira de driblar suas limitações, que poderia multiplicar por 10 vezes a velocidade de transmissão de dados, com uma tecnologia chamada “network coding”, ou codificação de rede. A novidade poderia ser uma chave para a criação das redes 5G futuramente.

O problema com o bom e velho TCP/IP, segundo os pesquisadores, é que ele pode ser bastante ineficiente e, às vezes, inseguros, abrindo espaço para espionagem e roubo de informações. Atualmente, os nós da rede recebem os pacotes de dados e os reencaminham exatamente como foram recebidos e na ordem de chegada. Já com a nova tecnologia, os nós seriam capazes de redirecionar e recodificar os pacotes conforme necessário, evitando também a interceptação das informações.

O professor Frank Fitzek, da Universidade de Aalborg, relata que os experimentos até o momento tiveram sucesso, obtendo velocidades entre 5 a 10 vezes maiores do que o comum. Nos testes, um vídeo de quatro minutos foi baixado cinco vezes nesta rede sem interrupções.

O pesquisador diz que a tecnologia poderia ser aplicada em comunicação com satélites, internet móvel ou simplesmente a internet comum com computadores.
Os nós inteligentes podem receber os pacotes em qualquer ordem para transmissão dos dados, o que não é possível no TCP/IP. Assim, além de melhorar a velocidade de transferência, a interceptação fica mais complexa já que os pacotes viajam quase de forma aleatória, ficando difícil remontar a informação no meio do caminho.

Acessório faz com que iPhone 'veja' através das paredes

A partir de agosto, quem tem iPhone 5 ou 5s terá a oportunidade de transformar o smartphone em uma câmera térmica capaz de fazer com que o usuário veja outras pessoas através das paredes. É o FLIR One, cujo trabalho consiste combinar as informações de assinatura de calor com a imagem ao vivo da câmera para exibir uma representação térmica.
Esse sistema não é útil apenas para xeretar os outros, mas também para detectar vazamentos de ventilação em torno de portas e janelas, problemas no motor do carro, aquecimento de circuitos e em fiações, e até mesmo para caminhar no escuro.

Os 10 smartphones com melhor desempenho segundo o AnTuTu

Desenvolvedores do aplicativo AnTuTu, um dos softwares de benchmark mais utilizados em testes e análises no mundo todo, divulgaram nesta semana uma lista com os 10 smartphones que obtiveram o melhor desempenho em testes realizados com a ferramenta durante o segundo trimestre de 2014.
Para considerar um aparelho na lista, é preciso que ele cumpra pelo menos dois requisitos: ultrapassar a marca de 25 mil pontos, algo relativamente fácil de ser atingido pelos top de linha da atualidade; e ter no mínimo 200 testes diferentes enviados para a plataforma. Confira quais foram os 10 primeiros colocados.
  • 1. Samsung Galaxy Note 3 (SM-N9005) – 38.958 pontos
  • 2. Huawei Honor 6 (H60-L01) – 37.749 pontos
  • 3. HTC One M8 (M8T) – 37.602 pontos
  • 4. OnePlus One – 37.299 pontos
  • 5. Samsung Galaxy S5 (SM-G900v) – 37.220 pontos
  • 6. Oppo Find 7 (X9076) – 37.021 pontos
  • 7. Samsung Galaxy S5 Prime (G906K) – 36.979 pontos
  • 8. Lenovo K920 – 36.483 pontos
  • 9. Vivo Xshot – 36.311 pontos
  • 10. LG G2 (D802) – 36.130 pontos